quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Na corda bamba


Um dos segredos da busca pela felicidade, se é que existem mesmo esses segredos, definivamente é o equilíbrio. Em teoria, parece bastante simples, mas na verdade atingir esse grau é tremendamente difícil. Isso porque a linha que separa os limites é bastante tênue. Existe realmente algo que separe o "bem" do "mal"? Uma espécie de fronteira ou arame farpado? E as pessoas gostam tanto de criar estereótipos e separar, como se os seres humanos fossem feijão! Por exemplo, grande parte do sucesso do Big Brother está no fato de que os telespectadores escolhem um lado para torcer. Mas em reality show não existem heróis de verdade. Isso faz mais parte de uma idealização por parte das pessoas. Porque o "bem" é necessário, o "herói" é importante. Essas definições abstratas induzem a uma grande alienação. Não existem seres perfeitos, ou perfeitamente imperfeitos. Há apenas humanos, errando e aprendendo com seus erros.

Certas atitudes podem parecer erradas e outras vezes extremamente certas, dependendo do momento. A linha que separa o "certo" do "errado" é tão fina que se torna invisível.

Estamos todos prestes a atravessar uma corda. Podemos cair quantas vezes quisermos. Mas todas as vezes que cairmos, voltaremos ao começo.
Eu? Eu só quero atravessar com dignidade.

7 comentários:

  1. Nay p/ a nova integrante do big brother !!
    hahaha
    eu votaria em vc...

    ResponderExcluir
  2. O mundo contemporâneo já não tem mais espaço pra posições morais definidas. Durante praticamente toda história, houveram os mocinhos e os vilões, o mundo era dividido entre o "Nós" e o "Eles". Agora é cada vez mais difícil escolher uma ética definitiva, pois não há mais espaço para absolutos. Talvez seja isso que cause uma certa angústia e um sentimento de anomia nas pessoas, somos maniqueístas por natureza.

    ResponderExcluir
  3. O comentário do John me fez lembrar Lost. Não existe definições de nada mais.
    Estamos sempre em busca de felicidade. Para alcançar a felicidade somos capazes de tirar a felicidade de alguém. O que acaba por nos colocar como o malvado da história. Mas para nós não estamos sendo maus, apenas estamos tirando a pedra do caminho que nos impossibilita de caminhar sem cair da corda bamba.
    O mundo está dividido, as pessoas estão. E até mesmo o mais feliz dos casais, dos amigos, tem ideias opostas sobre uma coisa que faz com que talvez o mau da história seja você.
    O fato do homem bomba aceitar se explodir na esperança de achar várias virgens do outro lado não o faz um malvadão, ele está seguindo o que pra ele é um sacrifício digno aos olhos dos superiores.
    O foda é que deixaram de serem virgens logo mais....

    ResponderExcluir
  4. Há apenas humanos, errando e aprendendo com seus erros. Anti heróis. Anti Herói americano é um ótimo filme.

    ResponderExcluir
  5. A questão é

    O mundo não é tão binário como os dois lados da corda bamba, de fato parece que estamos mais em um prego nos equilibrando com um pé só, e podemos cair para infinitos lados.

    Ou não cair.

    ResponderExcluir
  6. É um tipo de limitação, ou uma verdade inventada. Quem sabe definir o bem ou mal nesse mundo de espiações?
    Só quero quero atravessar com dignidade. [2]

    :)

    ResponderExcluir