domingo, 20 de dezembro de 2009

Be strong, believe

Nunca deixe ninguém dizer o que você consegue ou não fazer. Porque ninguém, a não ser você mesmo, pode falar com tanta certeza sobre suas limitações. Não há espécie que consiga ser mais adptável às mudanças do que o ser humano e isso é uma das características que mais me impressionam na humanidade. Tem gente que pode zombar daquelas simulações da ONU que os alunos do Ensino Médio participam, dizendo que é coisa de nerd ou que é uma brincadeira de criança que nada vai mudar no mundo. Mas na maior parte das vezes, mais importante que mudar o mundo é mudar como você o vê. Um pouco antes de participar da SiNUS (Simulação das Nações Unidas para Secundaristas), eu vivia uma fase em que me preocupava muito mais com festas, amigos, que qualquer outra coisa. Não estava olhando muito para o próximo.  Quando eu entrei em uma delegação, meio que foi para substituir alguém que não ia poder mais participar e então acabei pegando o país que ninguém queria, Burkina Faso, na África. Um dos membros da delegação, colega de classe meu, chegou e disse que a SiNUS não era para mim, porque eu era uma "alienada política". Ele quis dizer que eu não tinha capacidade ou vontade suficiente para participar de uma simulação só porque na época minhas notas não estavam lá essas coisas, principalmente por falta de esforço. Foi a partir desse dia que eu mudei. Eu pesquisei o que podia sobre o país e percebi que existem inúmeros problemas maiores no mundo do que meu microcosmo mediocre e que nossas atitudes faziam sim a diferença por menores que fossem. Eu estudei, tive um desempenho razoável na simulação, e ainda de quebra no final do ano passei pelo PAS em Desenho Industrial na Universidade de Brasilia. Não só  simulação, mas outras expriências me fizeram ver que eu desenhava apenas por sentimento e não por encomenda e então eu resolvi mudar de curso. Voltei pro pré vestibular e foi um semestre horrível. Mas pelo menos passei de novo, só que dessa vez em Ciência Politica, que era o que eu realmente queria. Participei de dois projetos de extenção, um deles a SiNUS (para a qual eu ajudei a elaborar um artigo científico) e consegui manter minhas notas, inclusive meu SS em inteco que fez valer todos os meus Domingos lendo os textos, e ainda por cima fui à maior parte das festas. Quando eu entrei na academia, disseram que eu não ia aguentar um mês, mas hoje em dia além da musculação ainda faço jump e vou quase todos os dias. O Rennan costuma dizer que "não sabe como essa garota consegue ler todos os textos, ir a todas aulas, malhar tantas horas e aparecer em todas as festas". Mas eu não tenho segredos. Acho que tudo que você precisa fazer é acreditar em si mesmo, porque para uma alienada, eu até que me saí bem.

Notas, festas, academia, amigos... podem parecer coisas pequenas, mas eu passei por decepções terríveis e foi nessas coisinhas em que eu pude me apoiar.
e é claro, livros, músicas e filmes sempre, porque a Arte está em todo o lugar.

Para o ano que vem, só posso desejar que seja repleto dessas pequenas coisas, que fazem meus dias valerem cada segundo.


"Everything is gonna be alright



Be strong. Believe."

Yellowcard
Os violinos me acalmam =)

5 comentários:

  1. tudo é possível quando se tem força de vontade. :)

    realmente não tem segredo manter a vida social em paralelo com a acadêmica.

    Bom natal procê, Nay!

    :*

    ResponderExcluir
  2. Acho a mensagem subliminar mais importante do que a superficial. Talvez não seja sensato desacreditar em 100% do que dizem de você, mas ir contra descrenças alheias é certamente um forte motor à superação. SS em Inteco? Meus parabéns, hahahaha. Viva a economia. Fazendo inclusive Nayaras felizes.

    Ia te deixar um depoimento, mas fica por aqui mesmo.
    Saiba que eu gosto muito de ti e sinto por não nos falarmos tanto quanto poderíamos. Gostaria de poder te ajudar mais que ajudo também, com os problemas mencionados no outro blog e tudo mais.

    Tenha um feliz Natal.

    E um ótimo ano novo.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. O maior problema da humanidade é preguiça. Dá pra perceber isso, quanto mais coisas vc tiver pra fazer, mais tempo vc terá pra fazê-las e mais os preguiçosos vão dizer que vc não consegue.

    ResponderExcluir
  4. Sempre me pergunto se esse Matheus é um cara que eu sempre vejo dançando um xaxado nas festas do direito...

    Então, a diferença entre os sonhos e a realidade é a força de vontade.

    ps: Yellowcard me deixa lokis totalis de dorguis

    ResponderExcluir