domingo, 4 de outubro de 2009

Sobre o Amor e outras coisas

Certa vez, o Pedro me disse que iria me amar para sempre. No momento, eu fiquei indignidada e questionei. Então ele me disse que nem sempre seria como namorada, mas talvez como amiga e irmã. Naquele dia, eu fiquei decepcionada. Porque eu queria estar com ele. Só hoje eu consegui o que ele quis dizer com aquelas palavras. Porque hoje eui posso dizer que o amo, não como namorado, mas como um amigo ou até mesmo um irmão. O Pedro foi uma das pessoas mais importantes, e que mais valeu a pena eu ter conhecido. E eu faço questão de ter guardada em minha memória, toda fração de segundo que eu passei com ele. Exatamente hoje, dia quatro de Outubro, faz três anos. Dois que eu não o vejo. E ano passado, quando eu estava namorando outra pessoa, eu ainda chorava de saudade. E isso remete a uma das questões mais antigas da humanidade: o que vem a ser o Amor? Essa coisa não-coisa, intangível, não palpável, invisível, que move o universo. Há quem diga que não é algo definível, mas esse tipo de pessoa diz isso para justificar suas mentiras e seus fracassos. E o conceito pode variar de ser para ser, de acordo com a própria percepção do mundo, mas eu digo que é algo defínivel sim, embora extremamente pessoal. Para mim, está relacionado com superação. E não é que haja alguém perfeito no mundo, mas quando você ama até os defeitos viram qualidades. A palavra superação é a que mais me vem à mente quando eu penso em Amor, pois esse sentimento se mostra tão forta que atinge o incondicional. Um exemplo bem didático a respeito é o Amor de mãe. Uma mãe não deixa de amar o filho, não importa os defeitos e até mesmo as violações de caráter. É como uma corrida de obstáculos, em que as barreiras vão aumentando e você vai pulando com um sorriso no rosto. Infelizmente, eu não tive que superar muitas coisas pelo Pedro, porque ele facilitava tudo para mim. Infelizmente também, ele não conseguiu pular o último obstáculo: morar longe. E eu lembro como se fosse ontem que eu disse: "eu não sou o amor da sua vida, porque pelo o amor da sua vida você vai conseguir namorar à distância". Dito e feito. Hoje em dia, ele está na Espcex, namorando à distância há um ano e bastante feliz. E meus amigos diziam que ele não ia ser nada na vida e brincavam comigo por ele ser dois anos mais novo. O Pedro não foi apenas meu primeiro e melhor namorado, foi uma lição de vida. Dificilmente, alguém um dia ocupará lugar semelhante em meu coração.
Mas de volta aos variados conceitos da palavra AMOR, uma vez um amigo me falou em um bar (reflexões de bar são as melhores) que o amor seria o "ato de querer que o outro seja feliz". Eu acho que não é só isso, mas também faz parte. Eu rezo pelo Pedro todos os dias e quero muito que ele seja feliz. E eu também acho que o Amor de verdade não está atreladado a certas características. Por exemplo, tem gente que pensa que basta ser bonito, inteligente, simpática e "tcharam" você automaticamente se torna amado por quem quer seja. Sim, facilita ter características positivas, mas novamente não basta. E vocês podem chamar de química o que eu costumo apelidar de "ligação", mas existe aquela mágica a mais, o "tcharam! eu o amo" independente das características pessoais. O Amor à primeira vista. Porque na primeira vez que eu vi o Pedro eu falei "eu tenho certeza que eu vou amar esse garoto". Entre encontros e desencontros, minha mãe pode falar quantas vezes quiser que aquela pontada no coração é fruto da paixão. E certos indivíduos também podem dizer o que quiser que a paixão e o Amor podem coincidir. Porém eu volto a afirmar: sim, podem coexistirem, mas não são a mesma coisa. A paixão é enlouquecera, ela te reduz a pedaços e quebra seu coração e a sua rotina. O Amor é calmo, não é egoísta (e faço das minhas as palavras da bíblia), e principalmente não se acaba. E a frase não é "ETERNO enquanto dure"(frase de pagode), mesmo proque seria um paradoxo de cretinos. A frase certa é "INFINITO" e infinito não significa "forever" por favor! Infinito pressupõe que não se esgota e não que dura para sempre. São coisas distintas. Tudo isso porque existem pessoas que abusam dessa frase para justificar o término de um relacionamento. O relacionamento pode até acabar ou mudar, mas o Amor permanece. Porque já dizia o Danillo que Amor de verdade não acaba, transforma-se. E eu acredito. Pena que alguns se transformam em raiva, porque parece que existem pessoas que OU não possuem coração OU tem sérios problemas mentais.
Felizmente, acho que esse não é o meu caso.

Por fim, vou dar um conselho às garotas: aquela máxima de que bom partido é aquele trata bem a família é MUITO verdadeira!. Prestem atenção principalmente na forma como o cara trata a mãe deles, isso pode dizer muita coisa.


Hoje eu posso dizer que eu amo o Pedro. E não como namorado.
E também posso dizer que amo minha família e alguns amigos queridos.
E também que tenho a capacidade de abraçar o mundo, basta não mentir para mim.

"It's hard to find angels in hell" ("City Of Devils" - Yellowcard)
But it's not impossible.

5 comentários:

  1. De tudo isso me lembrou a minha história do "my first little girl."
    Ela sempre me disse que não acredita no amor, embora as palavras te amo saiam com frequencia da boca.
    Ela dizia que acreditava na teoria do ego, onde as pessoas acham alguém pra inflar o seu e quando elas o esvaziam você se torna triste.

    E esse troço de "ato de querer que o outro seja feliz" é válido também pelo fato que eu gosto bastante dela, hoje ela namora de verdade e isso não me fez triste. Isso me fez feliz, por ela estar feliz.

    Eu acho que o amor é difícil de se entender, por mais que nós possamos achar várias teorias.

    o amor é uma arte, com várias formas de se entender, várias formas de se fazer e várias de formas de se sentir.
    e todas são imprevisiveis.

    Tudo isso me fez sentir mais saudade da minha ex.
    Não de voltar pra ela. mas as coisas que faziamos juntos como ir no cinema e tirar fotos no parque...

    ResponderExcluir
  2. Amor é um constructo social biologicamente inexistente, contraproducente e até mesmo destrutivo caracterizado pelo comportamento do animal humano de se importar com alguém que não seja ele mesmo, de modo a colocar sua existência em risco sem benefício para a sua espécie e sem outros motivos plausíveis. É o que nos separa dos demais seres vivos.

    Agora você tem uma definição Nerd do que é amor que surpreendentemente é até parecida com a sua...e também é parecida com a definição de Jesus Cristo =P

    ResponderExcluir
  3. putz..tem pessoas que se eu falar agora que eu as amo, vão me perguntar, quem é você?

    ResponderExcluir
  4. Acho que amor é uma daquelas coisas metafísicas que te escapam toda vez que vc chega perto. Eu até entendo aquela música dos titãs: "Não existe o amor, apenas povas de amor".

    Entendo no sentido de que não dá pra dizer "o amor é isso" e pronto. Mas que dá pra ver os efeitos que ele tem, as suas provas. É engraçado como dá pra vc gostar tanto, de tantas maneiras diferentes de pessoas completamente diferentes e depois perceber que o que sobra é um carinho sem tamanho por todas elas.

    Acho interessante como dá pra se tremer ao ver alguém, desejar profundamente ajudar outra e ter uma só que te aparece sempre na lembrança e poder no fim chamar todos esses de amor.

    ResponderExcluir
  5. Amor nem é algo tão indecifrável, sabemos disso quando o sentimos de verdade, por mais que seja um amor familiar, como fraternal ou incondicional. Mas é indignador como o amor sai da boca pra fora com tanta simplicidade hoje em dia. E principalmente, como o amor é definido ao modo da Hell de Lolita Pille: '' O que a gente chama de amor é apenas o álibi consolador da união de um perverso com uma puta, é somente o véu rosado que cobre o rosto assustador da Solidão invencível." De fato, é o ângulo de vista de muitos :)
    E concordo contigo, quando é amor de verdade, não se acaba,apenas se transforma.

    ResponderExcluir