sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Anomia

O que acontece quando tudo em que você acredita e pensou ser a verdade a vida inteira desaparece como se o vento soprasse forte cortando a sua face? E de repente, aquele castelo construído sobre alicerces fortes, desmorona em frente aos seus olhos como se as verdades que o tivessem construído fossem fracas como areia. E o que acontece com os princípios? Sim, aqueles enraizados pela cultura, pelo meio e pelos grupos sociais. Aqueles que são fatores externos ao indivíduos e dessa maneira, possuem tanta força de coerção. E quando essa força desaparece? E quando tudo aquilo que pareceu verdadeiro em seus vinte anos, se transformaram em uma ilusão de um ano de vida? Quando uma atitude prova que todo os seus sonhos foram baseados em falsos pensamentos, em verdades imaculadas e abstratas. Você procura e no final não vê nada além de atitudes diversas e caminhos opostos. E às vezes parece que essa verdade tão procurada não existe em nenhum lugar do mundo. Você que sair, conhecer, andar, conversar e se libertar. Quer visitar diversos lugares, aprender várias culturas e se inserir em outros meios de vida. O indivíduo é um produto do meio versus essência. Mas no final, não resta nada além de pó.

Um pó tão fino, que é levado por uma pequena brisa.




Se não existem verdades universais, como podem haver direitos fundamentais e inerentes?

4 comentários:

  1. Os diretos fundamentais existem justamente para proteger as pessoas das verdades absolutas e universais que aparecem de vez em quando no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Não existe verdades absolutas e universais e pro ser humano não se perder de si foram criados esses direitos fundamentais

    ResponderExcluir
  3. também já passei muito por isso, da verdade em que você acreditava simplesmente desmoronar diante sua vida. é mais uma prova de que tudo está iminente, e nunca sabemos o que vem pela frente. E estou nessa fase de se libertar, quero fugir do país HAHA ^^. Adorei a última frase, boa indagação. acho que o ''produto do meio'' deveria ser livre. talvez se fosse, o mundo não teria desaguado na violência, ou não estaríamos destruindo o nosso próprio lar. e talvez, esbarraríamos com essa famosa paz. :)

    ResponderExcluir
  4. Tudo que é sólido se desfaz no ar, disse alguém inteligente sobre o fim das certezas. Alguém mais inteligente ainda, Nietzsche, achava que quando as certezas que te ensinaram desmontam, vc constrói sua própria verdade e moral. E os direito fundamentais são isso ai, a verdade e ética que a sociedade escolheu.

    ResponderExcluir