sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé.


Eu sempre quis ajudar as pessoas e achava que não fazia o suficiente. Eu nunca fiz um grande trabalho voluntário ou salvei uma vida. Eu nem sequer sei se já fiz alguém sorrir ou se fui essencial em um momento de crise de algum colega. Tudo o que sei é que uso muito o pronome "eu". Esses dias descobri, após uma pequena reflexão, que eu deveria me interessar mais pela vida das outras pessoas. Perguntar como foi o seu dia, ou do que você precisa ao invés de ficar me lamentando. Não sei como o Henrique ainda me aguenta. Ele que sempre escuta meus choros e atende as minhas ligações. Até mesmo com a minha família, eu fui um tanto ausente. Estou tentando melhorar, mas ainda me acho um tanto egoísta. Ou será que faz parte da essência do ser humano?

A primeira vez em que eu li "O Pequeno Príncipe", não achei tanta graça. Mas quando eu li pela segunda vez, mais velha e no idioma original, percebi que me identificava com vários trechos. O meu preferido com certeza é o da raposa. A idéia de "cativar" e ser "responsável" tocou no fundo do meu coração. Brega? Talvez. É que eu sempre quis salvar a humanidade, quando poderia simplesmente ter olhado ao meu redor e resolvido os problemas dos meus próximos. Negligenciei porque queria ser algum tipo de super-heroína ou fazer uma grande diferença. Felizmente descobri que a grande diferença pode estar em coisas tão pequenas como uma frase de consolo ou um abraço de um amigo.

Por fim, gostaria de agradecer muitíssimo ao Danillo por ter me propriciado um ótimo dia na UnB, apesar de todos os problemas que eu tinha. Realmente, ele fez a diferença naquela Quarta feira.

Descobri que há muita gente sem caráter nessa vida(e não foi só apenas aquela mentira do post anterior, mas muitas outras, sério). O negócio é que eu sou aquele tipo de pessoa que prefere "dormir ferida do que machucar alguém, porque só assim consigo dormir". Não lembro em que exatamente li isso.

E não esqueçam: vocês se tornam responsáveis por tudo aquilo que cativam.
Então, cuidado ao me cativarem.

Abraços sinceros.

8 comentários:

  1. 2 - Escrevi o "poema" antes de cortar o cabelo! U.U uhauhauh
    3 - Quem é você? =O
    1 - Bonito post, é bom tentar fazer algo que presta pros outros e ver que há pessoas no mundo também acordando para essa realidade ^^

    acho que é só... huahauhua

    ResponderExcluir
  2. hummmm

    eu estudei sete anos lá, fui de muitas salas, inclusive já me trocaram de salas algumas vezes, apesar de ser um Nerd invisível no Colégio.

    Na verdade nunca fui da sua sala, mas me lembro de você porque digamos, acho que você vai discordar, mas você era um tanto quanto popular, especialmente na época do episódio bizarro do "Gatas do CMB" ou algo assim...

    Enfim, sobre o Post.

    Tenho duas histórias:

    a primeira é a teoria do caos, que uma ínfima mudança causa uma mudança gigante no final. Então faça sua parte que é capaz que isso gere um grande bem pra humanidade.

    A segunda é aquela do incêndio na floresta, em que o beija-flor pegava pequenas quantidades de água e os outros animais maiores perguntam:

    - Você acha que vai apagar o fogo desse jeito, com tão pouca água?

    e o beija-flor responde:

    -Eu acho que não, mas pelo menos estou fazendo minha parte.

    Então, se o Henrique ou outra pessoa "ainda te aguenta", deve ser porque você anda fazendo seu dever de casa. =)

    ResponderExcluir
  3. Ah, Nayara ^^ legal!

    vou colocar um link do seu blog la no meu, assim que eu descobrir como =) uauhahua

    apareça sempre la nos meus arquivos pessoais ^^ o público alvo sou eu, mas qualquer outra pessoa que queira, será bem vinda auhhua

    ResponderExcluir
  4. Cuide bem dos outros, sem esquecer de você.
    É como o Gustavo falou da história do incêndio, faça a sua parte, se ela for comovente o bastante, se ela atrair a atenção de alguém pode saber que você tá fazendo direito.

    Mas nunca se entregue demais a isso na única intenção de chamar a atenção, não vale a pena...

    Às vezes eu também penso isso de cuidar das pessoas, de virar o herói, mas ninguém tá nem aí. Faça pro seu próprio bem tudo que for fazer.

    Somos responsáveis por nossas próprias ações e isso é fato desde antes você quebrar a primeira janela de casa.
    O negócio é não tornar-se dependente de alguém...

    ResponderExcluir
  5. Gosto de pensar que, de todos os destinos possíveis, a escolha certa me fez chegar até aqui.

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Vlw, Nay. Não quero viajar muito não, mas realmente sinto que ajudar é um caminho de mão dupla. Se naquela quarta eu te ajudei de algum modo, sinto que eu acabei ganhando algo muito mais importante em troca: uma grande amiga. Bjus

    ResponderExcluir
  7. O Pequeno Príncipe é um dos meu livros favoritos. =D

    Hum, às vezes é bom também ouvir alguém falar. O fato de vc ligar, procurar alguém, lembrar pra falar com ela, já pode fazer a pessoa se sentir especial, relevante. Isso pode ser tão bom quanto ser escutado.

    ResponderExcluir