domingo, 23 de maio de 2010

Aprendizagem

"Eu ainda me surpreendo com o fato de que as pessoas são extremamente idiotas."

É, ainda não sei dizer se resta esperança para a humanidade, pois quanto mais eu vivo mais vejo que elas são cruéis. Extremamente cruéis. E não importa o quanto existam pessoas boas, humildes, que tentam ajudar, parece que a maioria esmagadora é puro lixo hipócrita. Noventa por cento finge que é seu amigo, e fala mal pelas costas. Outros até dão sorrisinhos... ah esses sorrisinhos. E outros parecem que falam por códigos. Mas na primeira oportunidade, na primeirinha, naquele momento que você mais precisa, as pessoas te decepcionam. E é por isso que eu gosto tanto de livros. Por mais decepcionante que o final seja, aprende-se muito com o enredo.
Embora há quem diga, que se aprende muito com as pessoas também.

8 comentários:

  1. Eu só tenho um comentário porque acho essas frases finais simplesmente absurdas, inclusive já discuti isso com o John pois diferimos de opinião:

    O verdadeiro conhecimento está na rua, nas pessoas e no mundo, não está nos livros!

    ResponderExcluir
  2. o centro do conhecimento está nas pessoas...
    nao adianta,pode ser decepcionante p/ vc ,nay,mas tai algo que é uma verdade incontestável.
    sim,sempre há as "idiotas", como vc flou,mas nao é verdade que qnt mais aprendemos,mais percebemos o qto somos ignorantes?

    ResponderExcluir
  3. idiota não no sentido de ignorante, Pauleti
    Henrique, vc tem a filosofia digna de um ermitão...
    as pessoas podem passar conhecimento através dos livros, uai. - o que felizmente em alguns casos dispensa o contato que eu teria que fazer com elas.

    ResponderExcluir
  4. Acho que não ser um ermitão é uma das minhas frustrações...

    Concordo que as pessoas podem passar conhecimento através dos livros, mas essas são as pouquíssimas que resolveram se dedicar um bocado pra passar aquilo pro papel e às vezes, com uma perda enorme, que não seria sentida se esse conhecimento tivesse sido passado numa conversa.
    Claro que não podemos conversar com todos aqueles que tem algo a nos ensinar, mas podemos aprender muito das pessoas que nos cercam, independente de elas serem intelectuais ou não, independente de aquilo que elas no passem virar livro ou não.
    Pense em Sócrates, que nunca escreveu uma linha e que muito buscou nas ruas da Grécia o verdadeiro conhecimento e é considerado um dos grandes hoje, com muitas coisas a ensinar!

    Por fim, enquanto demoramos dias pra ler um livro que nos ensine algumas coisas, pense em quantas vidas poderíamos ter "vivido" nesse tempo se tivéssemos saído de casa pra "viver os outros"??
    Não acho que os livros sejam inúteis, longe disso,mas acho que eles são um complemento de uma fonte muito maior, que é o mundo e as pessoas nele.

    PS: Acho que vou copiar isso aqui e postar como texto no meu abandonado blog, porque escrevi um bocado!! o0

    ResponderExcluir
  5. sim e eu não discordo dessa aprendizagem do mundo não
    mas há quem prefira ler um livro no conforto da residência (=eu)
    e Sócrates não escreveu, porém Platão escreveu por ele
    se não fosse isso, talvez nem saberíamos da existência de um gande ícone da filosofia, veja bem, acho mesmo que os livros são importantes para perpetuar nossa história.
    pessoas morrem, artistas não
    porque as palavras não morrem, assim talvez como o pensamento, que fica expresso no papel, afinal ninguém consegue enxergar o pensamento.
    e não sou elitista, valorizo as manifestações populares e o conhecimento da vida, mas ultimamente estou preferindo evitar tanto contato assim com pessoas específicas.

    ResponderExcluir
  6. Os livros ensinam, as pessoas desaprendem, já dizia meu pai.

    Freud explica melhor...

    Não da pra viver apenas de livros sem viver com as pessoas.
    Aprenda a ser tão cruel quanto elas, mesmo que essa não seja a sua natureza...

    ResponderExcluir
  7. "O verdadeiro conhecimento está na rua, nas pessoas e no mundo, não está nos livros! "

    Henrique será o novo MV Bill.

    E não leve tão a sério o mundo, principalmente as pessoas, só algumas valem esse sacrifício.

    ResponderExcluir
  8. wipe na base
    ou o bom e velho: Magneto estava certo

    ResponderExcluir