domingo, 17 de abril de 2011

Aniversários

Nunca fui de ligar para presentes ou datas comemorativas. Natal, Ano Novo, Páscoa... nunca pedi presentes em alguma dessas ocasiões, exceto aos meus pais. Uma ligação desejando um bom ano novo bastava. Uma mensagem de celular dizendo "feliz natal" era suficiente. Nada demais. Uma linha, duas, eram o bastante. Entretanto, há uma data, um único dia entre os 365 que compõem um ano em que eu sempre espero mais. E não estou falando de jóias, flores ou bombons. Nem declarações ou presentes caros.
Aniversários.
Entre os 365 dias do ano em que passamos estudando, indo à academia, correndo, lendo livros ou textos para a aula de amanhã, adoecendo, trabalhando, ganhando dinheiro, às vezes não conseguimos parar para pensar naqueles que amamos ou que nos amam, ou que nos dedicam ao menos uma parte desses dias atribulados. Entretanto, há um entre esses 365 dias que constitui-se em uma ótima oportunidade de agradecermos, saudarmos, ou apenas dizermos o quanto essas pessoas são importantes para nós. E não é que elas sejam nossas razões de viver, mas apenas algo como "ei, eu gasto ao menos 1 segundo do meu dia pensando em você" ou "aquela música me lembra você" é simplesmente o suficiente. E esse dia, na minha opinião, é o aniversário de cada um. Não que seja proibido qualquer demonstração em qualquer dia, mas o aniversário é fundamental. E é por isso que eu me dedico tanto, procurando presentes ou fazendo-os com as minhas próprias mãos, organizando festas surpresas ou caça-tesouros, escrevendo cartões, desenhando o que não posso dizer com palavras, telefonando, ou me esforçando para escrever mensagens criativas nos diversos canais sociais eletrônicos. Ei, você faz parte da minha vida! Pode não estar nos meus 365 dias do ano, mas esteve em algum deles, e eu agradeço por isso.
E é por essa razão, que eu me decepciono tanto nos meus aniversários. Porque eu espero inconscientemente que as pessoas tenham essa mesma concepção de aniversários e que por algum motivo elas me considerem um pouquinho, ao menos 1/3 do que eu as considero, embora não consiga demonstrar sempre pela minha própria deficiencia em afeição e também pelos meus dias recheados de 30 créditos na universidade + 20 horas semanais de PET + atividades extras e idiomas.
Esse ano, a melhor parte foi descobrir que não importa a distância, amigo de verdade está lá. Seja por mensagens bonitas por celular ou pelas mídias sociais. Eles vão lembrar. Impressionante mesmo foi os que moram muito longe (Canadá e México, por exemplo). Infelizmente, em compensação, alguns que moram do seu lado, vão te decepcionar. Mas é a vida, e acho que devemos aprender a lidar com isso. Por outro lado, você sempre pode se surpreender, seja por uma mensagem ou um presente bonito, ou uma cartinha bem feita, ou até um desejo bem sincero.
E nesse dia tão especial vale muito mais que apenas uma linha.

Esse post não é uma indireta para ninguém, nem uma bronca para quem não lembrou ou fez muito pouco. É apenas para dizer a todos que amem. Mesmo que a recriprocidade seja difícil (acredite, ela é), não tenham medo de demonstrar aquilo que é importante. Porque os dias podem passar e os sentimentos mudarem. Demonstre, mesmo que seja apenas um abraço sincero, ou uma carta, um desenho, uma mensagem. E não esqueça de reservar aqueles que merecem, ao menos um segundo desse dia. Tenho certeza que para eles vai fazer tanta diferença quanto os 365 dias do ano.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pequenas mentiras diárias

_ Oi, tudo bom?
_ Tudo ótimo, e com você?
(Resposta verdadeira: Tudo está péssimo, mas eu realmente não quero te contar)

_ E o seu namorado? Não veio?
_ Não, ficou estudando em casa.
(Resposta verdadeira: Eu não tenho namorado, mas preciso de uma desculpa para te dispensar)

_ Uma moça tão bonita... e não tem namorado?
_ Não, eu prefiro me focar nos estudos...
(Resposta verdadeira: Minha vida amorosa é um fracasso e minhas notas me consolam)

_ Meu bem, eu te amo, mas não estou pronto/pronta para um relacionamento sério.
(Resposta verdadeira: eu não quero namorar com você. E não, eu não te amo.

_ Vamos sair amanhã?
_ Não posso, tenho mil coisas para fazer...
(Resposta verdadeira: Não quero sair com você, por isso vou usar as coisas que tenho para fazer como desculpa, tá?)

_ Ué, você não está bebendo?
_ Não, estou dirigindo...
(Resposta verdadeira: Não posso, porque estou tomando anti-depressivo)

Essas pequeninas sufocam, não?

Postem as suas mentiras!